22 de abril de 2007

Domingo, romaria

O final da procissão da Srª de Mércules (desisti de saber ao certo, tão depressa vejo escrita com O como com U).
Esta capela é bem antiga e construída sobre ruínas romanas. Há quem diga que haveria aqui um templo a Mercúrio, o deus dos negociantes. As palavras "mercado" e "mercas", estariam ligadas a essa raiz.
Sei... Nestes tempos de hoje já ninguém sabe o que é a segunda, mas eu ainda me lembro bem de ouvir dizer que fulano ia "às mercas", ou seja, "às compras.

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma Romaria igual à minha!

Nossa Senhora da Assunção - Cavadoude - Guarda

Um domingo maravilhoso como, calculo que tenha sido o teu!

Beijinho

Cile

jorge esteves disse...

Não sei se ajuda ou ainda mais agrava a confusão, mas é hábito no Minho dizer-se 'ir mercar' e, por extensão, 'trazer as mérculas'. Esta forma derivada já a vi escrita em vários locais e por vários autores, entre eles, o Sant'anna Dionisio...
Seja como seja, a Senhora ia toda de flores enfeitada!...
Abraços!

Hilario disse...

Ora entremos por esta portinha, devagarinho, para não assustar quem vive em tanta paz!
Na minha região de origem (saloia) diz-se "ir às merculas (ou mercolas)" pra dizer "ir às compras"!
O que eu não sabia era que havia uma Santa com tal nome!

Anónimo disse...

sou do sul do brasil, mais especificamente de pelotas, rio grande do sul. bem, essa noite tive um sonho, no qual apareceram ovnis que foram, segundo alguém q estava comigo no sonho, chamados de "mérculas de alexander". como nunca tinha ouvido essa palavra, fui pro google e cheguei até aqui, tentando buscar um significado pro meu sonho.
muita paz. gilnei oleiro corrêa (com antepassados na vila de oleiros, q ainda não conheço)